Concurso Petrobras 2025 – Um novo concurso da Petrobras é bastante provável, mas ainda não está aberto. Tome muito cuidado com golpes e páginas na internet dizendo que as inscrições estão abertas.
Apesar de ainda não ter uma confirmação para novos concursos Petrobras, alguns indícios apontam para a necessidade urgente de editais, principalmente para nível superior.
Venha conferir que indícios são esses e prepare-se para as vagas certas!
Petrobras – Vai ter concurso em 2025?
Um novo concurso da Petrobras é muito aguardado. Mas as informações ainda são escassas. Porém, fizemos um levantamento que mostra alguns indícios de que o próximo concurso da Petrobras está muito perto de acontecer, em especial, para cargos com formação em áreas específicas, como engenharias.
Indícios
- Cadastro de reserva zerado para cargos de nível superior: O último edital para nível superior foi divulgado em 2021, quando ofereceu com 757 vagas. Os aprovados do concurso já foram convocados e a validade da seleção já chegou ao fim.
- Quadro de funcionários reduzidos: Atualmente, a força de trabalho da estatal é 50% menor em comparação a anos anteriores, o que pode demandar novas contratações. (Falaremos mais sobre isso adiante)
- Transição energética: A estatal precisa de novos profissionais para cumprir seu Plano Estratégico 2050 (PE 2050) e Plano de Negócios para 2025–2029 (PN 2025-29), com ações voltadas à transição energética que abrangem não apenas a expansão de fontes renováveis — como eólica e solar onshore —, mas também a diversificação em bioprodutos (etanol, biodiesel, biometano), hidrogênio de baixo carbono e projetos de captura, transporte e armazenamento de carbono (CCUS).
- Expansão de fronteiras: O avanço da exploração na Margem Equatorial abre espaço para a ampliação das operações, aumentando a necessidade de mão de obra qualificada.
- Política econômica do governo federal: A atual gestão prevê uma Petrobras mais robusta, com investimentos superiores a US$ 73 bilhões no setor.
- Periodicidade: A Petrobras tem seguido um padrão na publicação dos editais de seleção. Essa periodicidade pode ser considerada para avaliar a possibilidade de um novo concurso. No próprio site da estatal, é possível verificar que há editais publicados sem um grande espaço entre os anos. Veja:
A presidente da estatal, Magda Chambriard, já reforçou publicamente que o ingresso de novos empregados é fundamental para o andamentos dos projetos de investimentos da Petrobras.
O planejamento da estatal é para que os admitidos nos novos concursos e os que estão no cadastro de reserva sejam direcionados, em sua maioria, para as áreas de Processos Industriais e de Exploração e Produção. Conforme informado pela própria Petrobras, as admissões atendem às necessidades da empresa em um momento de retomada e expansão de investimentos em várias regiões do país.
“O Plano de Negócios Petrobras 2025-2029, com mais de 111 bilhões de dólares de investimentos previstos, tem potencial estimado de gerar mais de 315 mil empregos diretos e indiretos em 5 anos, através de projetos rentáveis de exploração e produção, diversificação do parque industrial, transição energética justa e sustentabilidade”.